segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Em que lingua os espíritos se comunicam, numa lingua estrangeira, ou na do pesquisador ?

Vejamos em o Livro dos Médiuns, algo que pode esclarecer, quanto a esta questão, pois que poderemos em nóssas pesquisas gravar-mos um espirito que viveu na França, e então, como este nos falaria, em Frances ou em nóssa lingua? Vejamos:

Em o Livro dos Médiuns, capitulo XIX , questão 15 , Kardec pergunta e os espiritos respondem, algo que serve a todos nós pesquisadores de TCI, EVP (fve):

`` Os Espíritos só têm a linguagem do pensamento; não dispõem da linguagem articulada, pelo que só há para eles uma língua. Assim, sendo, poderia um Espírito exprimir-se, por via mediúnica, numa língua que jamais falou quando vivo? E, nesse caso, de onde tira as palavras de que se serve?

<< Acabaste tu mesmo de responder à pergunta que formulaste, dizendo que os Espíritos só têm uma lingua, que é a do pensamento. Essa língua todos a compreendem, tanto os homens como os Espíritos. O Espírito errante, quando se dirige ao Espírito encarnado do médium, não lhe fala francês, nem inglês, porém, a lingua universal que é a do pensamento. Para exprimir suas idéias numa língua articulada, transmissível, toma as palavras ao vocabulário do médium >> .

16 - Se é assim, só na língua do médium deveria ser possível ao Espírito exprimir-se. Entretanto, é sabido que escreve em idiomas que o médium desconhece. Não há aí uma contradição?

<<  Nota, primeiramente, que nem todos os médiuns são aptos a esse gênero de exercício, e, depois, que os Espíritos só acidentalmente a ele se prestam, quando julgam que isso pode ter alguma utilidade. Para as comunicações usuais e de certa extensão, preferem servir-se de uma língua que seja familiar ao médium, porque lhes apresenta menos dificuldades materiais a vençer. Em O Livro dos Médiuns.

**********

*Assim, verificamos que um espírito, até mesmo o próprio Allan Kardéc, que falava francês, poderá se comunicar, através de uma EVP, eletronic Voice Phenomenon, falando no evento, na gravação, na própria lingua do transcomunicador. * JPedroso

Nenhum comentário:

Postar um comentário